Agenda Transparente, o novo serviço da Fiquem Sabendo para monitorar as agendas do Poder Executivo
Plataforma inédita permitirá fazer análises de dados e dará eficiência ao trabalho de jornalistas, membros do terceiro setor e profissionais de RelGov
Agendas oficiais
Você deve ter acompanhado o recente escândalo dos repasses milionários do Ministério da Educação (MEC) para um grupo de pastores. Aposto que você também leu sobre Bolsonaro ter se encontrado mais vezes com o deputado federal Osmar Terra do que com os ministros da Saúde em 2020. Ou, ainda, soube das reuniões secretas da médica Nise Yamaguchi, apontada pela CPI da Covid como uma das integrantes do gabinete paralelo da Saúde durante a pandemia.
O que esses casos têm em comum? Todos foram descobertos após análise da agenda oficial de autoridades públicas. Essas informações dependem do trabalho árduo de coletar manualmente os dados em diversos sites governamentais.
“O monitoramento das agendas é ferramenta importante para entender que tipo de pauta está na mesa das autoridades de Brasília”, afirma Mateus Vargas, repórter da Folha de S. Paulo que cobriu o caso do MEC.
Analisar as agendas é um desafio: embora os órgãos públicos sejam obrigados a publicá-las diariamente na internet, não é possível baixá-las e é preciso olhar individualmente cada dia de agenda para cada autoridade.
Toda vez que se troca um agente público, a agenda também muda. Por isso é difícil avaliar a performance, o padrão de comportamento dos titulares do cargo e quais foram as principais influências externas ao longo do tempo.
“O acesso, em geral, não é facilitado e a divulgação não é padronizada. Alguns órgãos públicos oferecem os dados em tabelas confusas. Outros não permitem uma pesquisa ampla e forçam a análise das agendas de cada dia”, diz o repórter da Folha.
O resultado todos nós conhecemos: a sociedade perde em transparência, empresas têm mais custos regulatórios e membros do terceiro setor não podem fiscalizar - e cobrar - adequadamente o trabalho do governo.
Ciente do poder que a fiscalização da sociedade civil, setor privado e jornalistas podem exercer sobre as autoridades, a Fiquem Sabendo uniu tecnologia com propósito social para criar a Agenda Transparente, serviço único no mercado que permitirá monitorar e fazer análises de dados das agendas oficiais dos membros do Poder Executivo federal. O projeto é realizado em parceria com a Gênero e Número, organização de mídia orientada por dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero e raça no Brasil.
Com a Agenda Transparente, você poderá, de forma simples e unificada, subsidiar pautas jornalísticas, decisões de negócios e ações de advocacy ao monitorar o que o Poder Executivo federal está fazendo. Com o produto, será possível:
- Consultar dados sempre atualizados sobre os encontros do Presidente da República, ministros, diretores e secretários em um só local;
- Cruzar os dados dos encontros das autoridades e seus stakeholders ao longo do tempo;
- Checar mudanças de agendas feitas posteriormente para ocultar encontros;
- Monitorar autoridades direto no seu calendário pessoal ou da sua organização.
“A primeira coisa que faço pelas manhãs é analisar um relatório das agendas oficiais feito pelo meu time. Fazer isso manualmente tem um alto custo operacional para nós”, diz Carolina Venturo, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). “Fazer análises de forma automatizada agregaria muito valor na nossa atividade diária.”
A Agenda Transparente é uma plataforma customizável, unificada e comparável, que pode ser usada de acordo com as demandas da sua atividade ou organização. A iniciativa da Fiquem Sabendo foi uma das vencedoras do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) em 2021, concorrendo como iniciativas de toda a América Latina. O GNI financiou 70% do projeto, o que nos permitiu iniciar o trabalho de desenvolvimento tecnológico para tornar esse produto possível.
Com o novo serviço, a Fiquem Sabendo atuará ainda para pressionar as autoridades a preencher de forma correta todas as agendas realizadas. Atualmente, sem fiscalização sistemática, diversos órgãos ignoram a obrigatoriedade de dar transparência integral e detalhada ao seu dia a dia. Produziremos rankings, relatórios, acionaremos os órgãos de controle e continuaremos a fazer o que a Fiquem Sabendo sempre fez: ampliar a transparência pública no Brasil.
"A Agenda Transparente é a consolidação de tudo que a Fiquem Sabendo trabalha para ser: pioneira, inovadora e comprometida com a ampliação da transparência pública no Brasil", afirma a cofundadora e diretora da organização Maria Vitória Ramos. "É um produto jornalístico que pretende gerar receita recorrente para uma organização independente, e, ao mesmo tempo, ter impacto social ao melhorar a oferta de informações públicas de qualidade para a sociedade.”
Como posso saber mais?
Nosso produto de assinatura mensal visa auxiliar todos os que se interessam pela transparência pública. Nesse momento, estamos em fase de desenvolvimento e queremos saber quais são as suas principais necessidades para construir um produto que tem a sua cara. Clique no botão abaixo para saber mais e inscreva-se para conhecer nossa plataforma.
Como posso me envolver?
Disponibilizando uma hora do seu tempo para uma entrevista e/ou teste da plataforma. Em troca vamos oferecer um período gratuito do serviço pra você.
Trabalha em uma organização social?
A Fiquem Sabendo continua apoiando o trabalho de ONGs e defensores dos Direitos Humanos em todo o país. Se a sua organização não tem como pagar, não tem problema! Nós vamos oferecer soluções para todos. Desde já você pode garantir acesso futuro disponibilizando um pouco do seu tempo para testar o serviço antes do lançamento!