Em boletim de ocorrência, servidor relatou intimidação e perguntas sobre assassinato de"jornalista inglês" em unidade da FUNAI - Don't LAI to Me # 81
Documentos obtidos pela Fiquem Sabendo mostram cenário de insegurança entre servidores
Esta é a edição #81 da Don’t LAI to me, a newsletter da Fiquem Sabendo para quem quer informação direto da fonte. É a primeira no Brasil a divulgar bases de dados inéditas e documentos de diversos assuntos e trazer dicas e tutoriais exclusivos de como obter documentos e informações do poder público por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Quer um manual prático para usar a LAI? Temos o Guia de Bolso da Fiquem Sabendo como recompensa da nossa campanha de financiamento coletivo. Clique aqui para saber como adquirir.
Insegurança no Vale do Javari
Um servidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) registrou na última sexta-feira, 1, um boletim de ocorrência afirmando ter se sentido intimidado naquele dia por dois homens que foram ao seu posto de trabalho, fizeram perguntas sobre o assassinato do jornalista Dom Phillips e pediram informações sobre como entrar em terras indígenas. Eles teriam se apresentado como "educadores colombianos" que queriam "fazer um estudo com as comunidades", mas não sabiam dizer em qual comunidade especificamente nem a instituição que representavam. Segundo o relato, um deles estaria com cheiro de bebidas alcoólicas. O documento, obtido pela Fiquem Sabendo, foi registrado na delegacia da Polícia Civil de Atalaia do Norte (AM).
Um despacho da FUNAI na mesma data mostra que os colombianos também estiveram na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), onde voltaram a se apresentar como educadores e pediram informações de como entrar na terra indígena, o que levantou suspeitas.
O caso é mais um exemplo da insegurança que permanece no local após a saída das forças de segurança, após as investigações sobre o assassinato. Na última edição desta newsletter, a nossa equipe revelou que a FUNAI vem denunciando que seus servidores sofrem ameaças constantes e que não há nem sequer segurança privada para ajudá-los. "Aproveito para reiterar a urgente necessidade de adoção de medidas que garantam a segurança e a integridade física e psicológica dos servidores e funcionários desta Coordenação Regional do Vale do Javari", diz um ofício do mesmo dia do boletim de ocorrência.
Os documentos foram tarjados pela Fiquem Sabendo para preservar a identidade dos envolvidos.
Veja outras informações sobre a situação da FUNAI após o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips já divulgadas pela Fiquem Sabendo, como o efetivo da Força Nacional e os ofícios tratando da falta de segurança na região na edição anterior de nossa newsletter.
Obs: antecipamos esta newsletter , que normalmente sai às segundas-feiras a cada 15 dias, dada a urgência da informação, em caráter excepcional.
ATENÇÃO: Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou nesta newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições:
-Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas";
-Incluir link para a publicação original da agência (no site ou na newsletter);
-As postagens nas redes sociais sobre as reportagens com dados obtidos pela nossa equipe devem conter menção aos perfis da agência: Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin.
MEC faz primeira avaliação de escolas cívico-militares: veja os dados
O Ministério da Educação realizou uma avaliação da experiência com as recém criadas escolas cívico-militares, bandeira do governo Jair Bolsonaro.
Os documentos foram obtidos pela Fiquem Sabendo por meio da LAI. Acesse aqui.
Sem Sigilo: o relato de uma ameaça de bomba no Maracanã na Copa de 2014
A Fiquem Sabendo vem atualizando os documentos do projeto Sem Sigilo, que abre informações de interesse público e foram classificadas como sigilosas pelo governo no passado, mas cujo prazo de segredo expirou. Uma das informações desclassificadas pela Polícia Federal mostra que houve um registro de ameaça de bomba no Maracanã, durante a Copa de 2014. Acesse aqui (é preciso avançar até a página 3 do documento).
A íntegra dos questionamentos do Ministério da Defesa ao TSE sobre o processo eleitoral
No início deste mês o Ministério da Defesa encaminhou uma série de considerações e sobre o processo eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral. Veja aqui os documentos obtidos por nossa equipe.
Fiscalize o poder público com a Fiquem Sabendo. Acesse aqui a nossa campanha de financiamento
Conheça a lei de acesso dos EUA
Dia da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho é o principal feriado nacional americano. Que tal aproveitar essa data para aprender mais sobre a Freedom of Information Act, a FOIA, que é a Lei de Acesso à Informação dos EUA?
Na WikiLAI, você encontra uma seção especial com dados sobre a história da FOIA; como fazer pedidos ao governo americano (sim, estrangeiros também podem fazer pedidos lá!); curiosidades sobre o tempo de resposta (costuma demorar mais do que a LAI no Brasil); e ainda conhecer jornalistas que são experts em acesso à informação, como Michael Morisy e Jason Leopold, que aliás já participaram de eventos da FS como o lançamento da WikiLAI e a celebração dos 10 anos da LAI.
Já se inscreveu para a oficina desta sexta, 8 de julho, sobre acesso à informação, gênero e direitos humanos? Inscreva-se aqui
Veja na WikiLAI exemplos de casos concretos de uso da LAI em pautas de gênero
Sobre a Fiquem Sabendo
A Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente e especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). Nossa missão é batalhar para revelar dados e documentos escondidos da sociedade, enquanto formamos cidadãos capazes de exercer o controle dos recursos e serviços públicos ao lado da nossa equipe.
Chave PIX (CNPJ): 32.344.117/0001-89
Associação Fiquem Sabendo
Texto: Equipe Fiquem Sabendo