Telegramas mostram viagem urgente de Eduardo Bolsonaro ao Bahrain em missão oficial - Don't LAI to Me #98
Veja ainda: Malária em territórios indígenas, lista de perfis bloqueados pelo Planalto e +
Esta é a edição #98 da Don’t LAI to me, a newsletter da Fiquem Sabendo para quem quer informação direto da fonte. É a primeira no Brasil a divulgar bases de dados inéditas e documentos de diversos assuntos, além de trazer dicas e tutoriais exclusivos de como obter dados do poder público por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Se você usa os dados que abrimos e quer colaborar na luta por mais transparência, considere apoiar o nosso trabalho fazendo um PIX (CNPJ) 32.344.117/0001-89 ou colabore mensalmente pelo catarse.me/fiquemsabendo. Para doações maiores e parcerias institucionais, escreva para [email protected]
🟨 Eduardo Bolsonaro viajou às pressas em missão oficial ao Bahrain
O deputado federal Eduardo Bolsonaro fez uma visita oficial "de poucas horas" ao Bahrain em março de 2022 que permanece até hoje fora da prestação de contas em sua página na Câmara dos Deputados. A informação consta de telegramas enviados pelo Itamaraty à Fiquem Sabendo que descrevem uma viagem marcada como "urgente" pelo diplomata Alberto Luiz Pinto Coelho Fonseca, então encarregado de negócios na recém-aberta embaixada brasileira em Manama. Os telegramas não trazem detalhes sobre a agenda de Eduardo no Golfo, ainda que a visita tenha sido realizada em caráter oficial e autorizada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.
Quer saber como obter telegramas do Itamaraty? Acesse este verbete na WikiLAI
🟨 Veja série histórica de casos de malária em áreas indígenas
Em resposta a pedido de informação da FS, o Ministério da Saúde disponibilizou acesso a painel que mapeia casos de malária em distritos sanitários indígenas (DSEI). Houve ligeira queda nos casos em território Yanomami nos primeiros três meses do governo Lula, em comparação com o mesmo período de 2022. No ano passado, o DSEI Yanomami reportou 4.017 casos de janeiro a março; em 2023, foram 3.800 – queda de 5%. Há dados desde 2001.
Clique aqui para acessar o painel. Lembre-se de conferir a data de atualização dos dados ao usar as informações.
ATENÇÃO: Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou nesta newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições:
-Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas";
-Incluir link para a publicação original da agência (no site ou na newsletter);
-As postagens nas redes sociais sobre as reportagens com dados obtidos pela nossa equipe devem conter menção aos perfis da agência: Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin.
🟨 Planalto volta atrás e divulga perfis bloqueados
A Secom da Presidência reverteu sigilo de perfis bloqueados nas redes sociais do Planalto. Decisão aconteceu após a Fiquem Sabendo revelar, na última edição desta newsletter, que 1.075 usuários estavam impedidos de seguir e ler as postagens do governo federal. Inicialmente, o Planalto alegou que se tratava de informação pessoal.
Acesse aqui a lista de bloqueados
🟨 Cartão corporativo: atualizamos o repositório de notas fiscais
Desde janeiro, digitalizamos milhares de notas fiscais do cartão corporativo da Presidência da República, obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Atualizamos nosso repositório no Google Pinpoint, que já conta com cerca de 10 mil notas do mandato de Jair Bolsonaro. O trabalho em Brasília é coordenado pelo jornalista de dados Alexandre Facciolla e conta com apoio da Transparência Internacional – Brasil.
⚠️ Atenção: Esta newsletter não entrega notícias ou reportagens, mas sim compartilha dados e documentos obtidos por meio da LAI e indica dados públicos abertos em sites oficiais. Os dados aqui divulgados servem para subsidiar trabalhos jornalísticos e/ou pesquisas e estimular melhorias na transparência pública no Brasil. Os arquivos inseridos nesta newsletter refletem exatamente a resposta recebida pelo órgão público. Há risco de inconsistências e até erro por parte da administração pública, então recomendamos que, para produzir reportagens e/ou artigos, cheque a informação, consulte o órgão de origem e analise as informações.
🟦 Documento preparatório? Entenda o que é e como recorrer para ter acesso
Documento preparatório é um documento formal utilizado como fundamento para a tomada de decisão no poder público, a exemplo de pareceres e notas técnicas. O decreto que regulamenta a LAI no governo federal prevê essa possibilidade de negativa de acesso, porém ela não pode ser usada sem o devido contexto.
Na WikiLAI, você encontra modelos de recursos elaborados por nosso cofundador e diretor de advocacy, Bruno Morassutti, para reverter negativas. Leia o verbete
🟪 Lei de Acesso à Informação na imprensa
Veja em nosso site as reportagens recentes que fizeram uso da LAI.
⬛ Sobre a Fiquem Sabendo
A Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente e especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). Nossa missão é batalhar para revelar dados e documentos escondidos da sociedade, enquanto formamos cidadãos capazes de exercer o controle dos recursos e serviços públicos ao lado da nossa equipe.
Chave PIX (CNPJ): 32.344.117/0001-89
Associação Fiquem Sabendo
Texto: André Spigariol, Luiz Fernando Toledo e Taís Seibt
Revisão: Taís Seibt
Lula se recusou a divulgar dados de suas viagens ao Estadão. Ser possível através da LAI?